quarta-feira, 8 de março de 2017

THE BASEBALLS E A SAUDADE DOS ANOS 50

Entrevista realizada por Badische Zeitung no dia 15 de abril de 2011
Tradução: TBB Fanpage Brasil

Sucessos atuais no estilo Rockabilly dos anos 50: O trio The Baseballs tornou-se uma surpresa da cena musical alemã. O que diriam provavelmente os pais sobre isto? Leiam a entrevista.

Foto por Mathias Bothor

Eles foram a grande surpresa da cena musical alemão dos últimos dois anos: Sam (Sven Budja), Basti (Sebastian Raetzel) e Digger (Rüdiger Brans), são de Berlim, com menos de 30 anos de idade e juntos são o trio The Baseballs. Eles fazem covers de sucessos atuais no estilo Rockabilly da década de 50 e com o seu primeiro álbum “Strike” conquistaram metade da Europa. Hoje, o seu novo CD "Strings ’n’ Stripes" está sendo lançado e, por esse motivo, eles se apresentarão em Friburgo em julho. Steffen Rüth conversou com os três.


BZ: Algumas semanas atrás, The Baseballs obteve o seu segundo Echo, como “Banda Nacional de maior sucesso no exterior”. Os seus pais estão orgulhosos de vocês?
Sam: Às vezes eu acho que eles estão mais orgulhosos de tudo que nós mesmos.
Basti: Agora que ganhamos o segundo Echo, eu vejo um brilho nos olhos dos meus pais, E isso é um sentimento muito bom, quando tantas pessoas, os pais, os amigos, compartilham a nossa alegria.

BZ: Os seus pais ficam contentes, especialmente, porque vocês trazem de volta músicas da geração deles?
Sam: Sim, eu acho que sim. Recriamos a música da sua juventude, por exemplo, a minha mãe é uma grande fã de Elvis e acha que é fantástico o que fazemos agora.

BZ: E o que Elvis significa para vocês?
Basti: Para nós três descobrir Elvis foi um dos momentos mais decisivos da nossa infância. Tínhamos entre seis e oito anos, quando tivemos o nosso primeiro contato com ele. E até agora, Elvis nunca nos abandonou.

BZ: Por que o seu novo álbum de chama "Strings ’n’ Stripes" [Cordas e Listras]?
Digger: Se chama assim pelo apelido da bandeira americana, Stars ’n’ Stripes [Estrelas e Listras].

BZ: E o "Strings" [Cordas] é alusivo a quê?
Digger: Naturalmente, as minhas cordas de guitarra. Mas, a minha mãe me perguntou se nós fazemos coisas ímpias agora. (Todos riem). Meu pais são realmente muito liberais, eles até ouviram a letra de ‘Candy Shop’...

BZ: ... que é originalmente realizada por 50 Cent. Com as suas versões Rockabilly, The Baseballs esteve na Alemanha e em outros países entre os dez primeiros, mas na Finlândia, o seu álbum de estreia foi o mais vendido em 2009. Por que apenas [aconteceu isto] na Finlândia?
Sam: Na Finlândia, a música é, em geral, muito sombria. Talvez, nós encontramos um pequeno nicho. E o sol chegou na Finlândia.

BZ: Portanto, podemos afirmar que o tema central de "Strings ’n’ Stripes" é “Verão e Sol”, com músicas como ‘California Girls’ de Katy Perry?
Digger: Como éramos chamados para tocar em vários lugares novos, não conseguíamos tempo, nenhuma pausa para compor o segundo álbum. Eventualmente, conseguimos finalmente esse tempo, paramos alguns meses e decidimos acrescentar alguns elementos novos. Ou seja, [elementos de] Beach Boys. Decidimos que o álbum inteiro tinha que se centrar no verão e, estilisticamente, seguir esse direcionamento. É um álbum onde a década do sessenta domina mais que no primeiro, há mais harmonias e mais variações no tom. 

BZ: Precisamente, ‘Miami’ de Will Smith soa muito diferente feita por The Baseballs. Digger: Sim, tomamos algumas liberdades. E modificamos ligeiramente alguns acordes. Houve músicas em que tivemos que fazer novos arranjos e adaptá-las. Podemos encontrar músicas como ‘Miami’, ‘Ghetto Superstar’ o ‘Candy Shop’ que ainda ganharam um tratamento Baseballs.

BZ: Como vocês determinam se uma música pode ter uma versão no estilo Baseballs?
Digger: Nós percebemos pelo friozinho no estômago. Se ouvimos na rádio uma música, logo sabemos se podemos fazer uma versão Baseballs ou não. Além disso, muitos hits atuais têm acordes progressivos muito semelhantes às músicas do passado.

BZ: The Baseballs provocou uma febre dos 50 na Alemanha?
Digger: Eu acho que a moda já existia. Nós só subimos no trem. Nós não podemos garantir que a indústria da moda fale “Agora é tempo de Rock ‘n’ Roll”.  Mas, eu acredito que a saudade dos anos 50 já estava latente em muitas pessoas e nós podemos dar uma contribuição para matar essa saudade. Assim como num momento, muitos Diners [cartão de crédito] americanos surgiram do nada.

BZ: Por que as pessoas desejam voltar a esta época?
Sam: Paraíso terrestre. Só se tem sensações positivas com esta época. Quando você assiste filmes como “De Volta ao Futuro”, percebe que realmente deve ter sido fantástico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário