domingo, 26 de fevereiro de 2017

JOHNNY CASH (26 de fevereiro de 1935 - 12 de setembro de 2003)

"Às vezes eu sou duas pessoas.
Johnny é o cara legal.
Cash causa todos os problemas.
Eles lutam".
(Johnny Cash)




Antes de Will Smith e Tommy Lee Jones já existia neste universo um “Homem de Preto”. O seu nome John R. Cash, mais conhecido como JOHNNY CASH.


CASH é conhecido como a personificação da música country. Country? Mas, por que falar de música country aqui?  Bem, porque muitos amantes do rock ‘n’ roll também admiram a música country (o nosso querido Sam é um deles) e, especialmente, porque não podemos esquecer que CASH fez grandes contribuições para o estilo, especialmente no começo de carreira (só ouvir as músicas ‘Cry, Cry, Cry’ e ‘Rock n Roll Ruby’) e era um integrante do “Quarteto do Milhão de Dólares” junto aos ícones do Rockabilly Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins, todos artistas da Sun Records.

Mas, voltemos para o “Homem de Preto”...


Em 2017, CASH faria 85 anos e uma das marcas registradas da sua carreira; que durou quase cinco décadas e inclui 55 álbuns de estúdio, 6 ao vivo, 84 coletâneas, 165 singles (dos quais 13 ocuparam a primeira posição nos charts), 19 vídeos e 2 soundtracks; foi a sua inconfundível voz sepulcral. Em 1999, ele foi diagnosticado com Síndrome de Shy-Drager, uma doença neuro-degenerativa que causa danos progressivos ao sistema nervoso autônomo que controla as funções involuntárias, que depois seria alterado para um quadro de neuropatia associadas a diabetes. E foi devido ao diabetes que JOHNNY CASH morreu no dia 12 de setembro de 2003, aos 71 anos de idade, em Tennessee.

Como na Internet há muitos artigos sobre a vida e obra deste grande artista, fizemos uma compilação dos fatos mais marcantes e fatos curiosos de JOHNNY CASH. Esperamos que curtam!!!

1. De criança, CASH era fascinado pela versão original do filme “Frankenstein”, pois para ele o monstro era um personagem feito “de partes más, mas que tenta fazer o bem”

2. ‘Folsom Prison Blues’, uma de suas músicas mais famosas, foi composta na Alemanha enquanto servia à Força Aérea Americana.

3. Também foi na Alemanha que CASH compôs o esboço da melodia de ‘I Walk The Line’. Porém, o detalhe mais importante é que a inspiração veio ouvindo a fita de trás para frente (Xu-Xu-Xu/Xa-Xa-Xa)

4. Enquanto criava coragem para visitar os estúdios da Sun Records e conseguir um contrato, CASH vendia materiais de casa de porta-a-porta, estudava para ser locutor de rádio e tocava, durante a noite, com o guitarrista Luther Perkins e o baixista Marshall Grant. Ambos os músicos depois se tornariam parte da banda que acompanharia a CASH na sua carreira com o nome de The Tennessee Three junto ao baterista W.S. Holland.

5. JOHNNY CASH foi o primeiro artista da Sun Records a lançar um álbum completo.

@Calvert
6. Foi no começo dos anos 70 que CASH começou a ser chamado o “Homem de Preto” pois se apresentava sempre vestido de preto, em contraste à vestimenta usada pela maioria dos artistas country. A música ‘Man in Black’ foi o jeito que JOHNNY CASH encontrou para explicar o porquê do seu estilo de vestir:

I wear the black for the poor and the beaten down
[Eu me visto de preto pelos pobres e oprimidos]
livin' in the hopeless, hungry side of town
[que vivem no lado faminto e sem esperanças da cidade]
I wear it for the prisoner who has long paid for his crime
[Eu visto isto pelo prisioneiro que há muito pagou por seu crime]
but is there because he's a victim of the times
[mas está ali pois é uma vítima dos tempos]

Porém, na biografia “Johnny Cash: The Life” (2013), o autor Robert Hilburn revela que CASH escolheu o preto porque era mais fácil de manter limpo em longas turnês.

7. Já havíamos comentado [no especial de Elvis Presley] que existe uma lenda sobre a música ‘Blue Suede Shoes’ de Carl Perkins que ficou ainda mais conhecida graças à versão de Presley. Segunda esta lenda, CASH costumava dizer: “Cara, não pise nos meus sapatos de camurça azul” quando estava servindo no exército. Porém, outra versão disse que CASH deu a Perkins a ideia desta música se baseando no uniforme das Forças Aéreas afro-americanas.

8. Apesar da imagem fora-da-lei de CASH, ele nunca cumpriu pena na prisão, só algumas noites na cadeia por mau comportamento (numa dessas noites, CASH quebrou os dedos dos pés chutando as grades da cela). E ironicamente, os seus dois álbuns ao vivo mais bem-sucedidos foram gravados em presídios: ‘Johnny Cash at Folsom Prisom’ (1968) e ‘Johnny Cash at San Quentin’ (1969).


9. Uma das fotos mais copiada de JOHNNY CASH (essa do dedinho do meio, que ilustra a nossa matéria, sabe?) foi tirada pelo fotógrafo Jim Marshall durante o show em San Quentin em 1969 e é uma “mensagem” para o diretor do presídio. Essa apresentação quase resultou numa insurreição quando o músico executava um trecho da música batizada com o nome do presídio:

“San Quentin, I hate every inch of you”
[San Quentin, eu odeio cada pedaço seu]

10. Entre 1969 e 1971, CASH apresentou o seu próprio programa televisivo, pela rede ABC, chamado “The Johnny Cash Show” onde várias figuras proeminentes fizeram participações especiais como Bob Dylan e Kris Kristofferson.

11. CASH decidiu começar reabilitação do seu vício por anfetaminas e barbitúricos após a tragédia ocorrida com o seu vizinho e grande amigo Roy Orbinson (da famosíssima música ‘Pretty Woman’): a sua casa pegou fogo e dois dos seus três filhos faleceram no incidente.

12. Apesar das visíveis diferenças, JOHNNY CASH tinha na lista de amigos o vocalista Ozzy Osbourne (ex Black Sabbath)

13. Mesmo com a sua popularidade em baixa, a autobiografia intitulada “Man in Black” (1975) vendeu mais de um milhão de cópias. A segunda autobiografia “Cash: The Autobiography” (1997) foi escrita em colaboração com o jornalista Patrick Carr e lançada no Brasil, com o nome “Cash: A Autobiografia de Johnny Cash”, pela editora Leya com tradução de Angélica Freitas.

14. Existe também uma biografia em quadrinhos de JOHNNY CASH feita pelo alemão Reinhard Kleist intitulado “CASH – I See A Darkness”, lançado em 2006 e que mostra o início da carreira do artista nas décadas de 50 e 60. Além da história focada em CASH, há outra contada por um presidiário de Folsom Prison. A versão em português, com o título “Johnny Cash – Uma Biografia”, chegou ao Brasil em 2009 através da editora 8INVERSO com tradução de Augusto Paim (confira aqui a entrevista que o site “Senhor Cash” fez com o tradutor).


15. JOHNNY CASH também publicou um romance: “Man in White” que fala sobre o apóstolo Paulo.

16. Nos anos 90, e sob a produção do reconhecido Rick Rubin, CASH lançou dois álbuns que o ajudaram a conquistar um novo público: “American Recordings” (1994) que incluía covers de Tom Waits e Glen Danzig (da banda punk Misfits) e “Unchained” (1996) que contou com a participação da banda de Tom Petty, The Heartbreakers, e a participação mais que especial do baixista Flea do Red Hot Chilli Peppers e incluía covers de Soundgarden e Beck. “Unchained”, mesmo sendo ignorado pela cena country, ganhou o Grammy como “Melhor álbum country”. Após estes dois lançamentos, sempre houve nos seus álbuns (mesmo nos póstumos) um ou mais covers de artistas mais “atuais”: Tom Petty, U2, Nine Inch Nails, Sting, Depeche Mode, Bruce Springsteen e Sheryl Crow, entre outros.

17. A versão de ‘Hurt’ de Nine Inch Nails merece um parágrafo aparte. O seu videoclipe ganhou o Grammy de “Melhor Videoclipe” em 2004 e foi considerado, em 2011, o melhor videoclipe de todos os tempos pela New Musical Express, importante revista britânica de música. June Carter também faz uma aparição no clipe. Alguns meses depois da gravação, em maio de 2003, ela faleceu após complicações decorrentes de uma cirurgia no coração.


18. Dois meses após a morte de CASH, foi lançado um box set com 5 CDs: quatro de material inédito e um com o melhor do artista.

19. O filme “Walk The Line” [no Brasil ficou conhecido como “Johnny & June”] de 2005 conta a história do casal CASH/CARTER e foi baseado nas dois autobiografias do artista. Protagonizado por Joaquin Phoenix (que foi indicado para Oscar como melhor ator) e Reese Witherspoon (ganhadora do Oscar como melhor atriz), que foram escolhidos pelos próprios Johnny e June, o filme contou com a produção do único filho do casal. É interessante destacar que as músicas foram interpretadas pelos próprios atores.



20. As músicas de CASH até agora são usadas em trilhas sonoras de filmes (como por exemplo “Django Unchained” de Quentin Tarantino), séries (“The Walking Dead”) e jogos (“Red Dead Redemption”)


21. JOHNNY CASH também participou da sétima arte nas décadas de 70 e 80. Alguns filmes foram: “A Gunfight”, “Pride of Jesse Hallam” e “Stagecoach”. Algumas cenas destes filmes fazem parte do clipe ‘Hurt’. CASH também participou, junto a June, de vários episódios da série “Doctor Quinn Medicine Woman” [em Brasil ficou conhecida como “Dra. Quinn, a mulher que cura”]

22. CASH pediu em casamento a June Carter durante um show em Londres. Este casamento sempre foi considerado um exemplo para os outros casais, porém dizem as más línguas que a felicidade não era “tão feliz”. Alguns amigos de CASH achavam a June muito manipuladora (lembraram de um inglês e uma japonesa, né? Pois é, nós também). Desta relação nasceria o único filho homem de CASH, John Carter Cash, em 1969.

23. No seu último show, JOHNNY CASH falou sobre sua amada que tinha falecido recentemente: “O espírito de June Carter me cobriu essa noite pelo amor que ela tinha por mim e pelo amor que eu tenho por ela. Nós nos conectamos em algum lugar entre aqui e o céu. Ela veio para uma pequena visita, eu acho, do céu para me visitar hoje essa noite e me dar coragem e inspiração, como ela sempre fez”.


24. Apesar de CASH ter um rosto sério e as suas músicas serem escuras, ele era muito brincalhão: numa turnê, o músico e a sua banda soltaram 100 pintinhos em cada um dos cinco andares do hotel em que estavam hospedados. Também, eles colocaram bombas de cereja num sanitário, destruindo o sistema de encanamento do hotel (esperamos que não seja no mesmo hotel, mas não temos informações a respeito)

25. Em 1984, CASH gravou um álbum propositalmente ruim, “Chicken in Black”, e a música principal tratava-se sobre o cérebro do cantor transplantado numa galinha (lembram que falamos que ele era brincalhão?). Mas, por que ele fez isso? CASH sentia que a sua gravadora estava ignorando-o. Mas, a sua relação com as aves não acaba por aqui...

26. ...CASH já foi atacado por uma avestruz (sim pessoal, vocês leram corretamente: uma avestruz) da sua fazenda. Não se sabe o motivo do ataque, mas as consequências foram cinco costelas quebradas e hemorragia interna.

27. E finalizando com a seção “CASH BRINCALHÃO”: O nome da primogênita de CASH com a sua primeira esposa Vivian, Rosanne, é a união dos apelidos que ele deu para os peitos de Vivian: Rose e Anne.


28. Quando o artista estava na Força Aérea teve que se someter a um procedimento cirúrgico no rosto, devido a um cisto. Porém, o procedimento deu errado (dizem por aí que o médico estava bêbado durante a cirurgia) e daí a famosa cicatriz no rosto de CASH.

29. A música ‘Til Kingdom Com’ de Coldplay deveria ter sido interpretada por JOHNNY CASH e Coldplay juntos, mas infelizmente CASH faleceu antes de poder gravá-la.

30. Os membros da banda brasileira Matanza são grandes fãs de CASH. Em 2005, a banda lançou o álbum/tributo “To Hell With Johnny Cash” só com covers do artista americano. São 13 faixas no total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário