terça-feira, 24 de janeiro de 2017

ELVIS PRESLEY (8 de janeiro de 1935 – 16 de agosto de 1977)


“Eu aprendi muito cedo na vida que sem uma canção o dia nunca termina...
Sem uma canção um homem não consegue um amigo...
E o mundo nunca gira.
Então continuem a cantar.”
(Elvis Presley)

O Rei do Rock... The Pelvis... só Elvis... só Presley... não importa como seja chamado, Elvis Aaron Presley influenciou toda uma geração de jovens nos anos 50 e continua sendo até agora uma das portas de entrada para o Rockabilly das novas gerações.



E entre as pessoas que foram, de algum modo, influenciados pelo Rei encontram-se muitos famosos:

“Quando eu ouvi a voz de Elvis pela primeira vez eu sabia que não ia trabalhar para ninguém e ninguém seria meu chefe. Ele é o Deus supremo do Rock and Roll hoje. Ouvir Elvis é como escapar da prisão. Eu agradeço a Deus por Elvis Presley”. (Bob Dylan)

“Ninguém, mas ninguém, nunca, se igualará a ele. Ele era supremo”. (Mick Jagger, Rolling Stones)

“Quando éramos crianças em Liverpool, todos queríamos ser como Elvis Presley”. (Sir Paul McCartney, The Beatles)

“Quero ser como Elvis Presley, IMMORTAL!!!” (Madonna)

“Antes de Elvis, não havia nada”. (John Lennon, The Beatles)

“Elvis é sempre o melhor, o mais original. Ele começou a rolar a bola para todos nós”. (Jim Morrison, The Doors)

“Comecei a gostar de Rock and Roll por causa dele. Ele é muito mais que a música. Estará aqui para sempre. Elvis era muito bom e sempre será o melhor”. (Steven Tyler, Aerosmith)

“Era uma personalidade quase que Shakespeariana. Para mim, a música corria em seu sangue. Todos nós temos um pouco de Elvis na mente e no corpo!” (Bono Vox, U2)

Elvis Presley - GIFMANIA


O QUARTETO DO MILHÃO DE DÓLARES


Bom, primeiro é bom ressaltar que na época um milhão de dólares era muito dinheiro. Ok, para nós, pobres trabalhadores mortais, continua sendo, mas agora um artista solo ganha essa quantia numa só apresentação.

O quarteto do título se refere a Elvis Presley, obvio, Carl Perkins, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis que se encontraram numa jam session improvisada, no dia 4 de dezembro de 1956, quando o segundo estava no estúdio da Sun Records para gravar o seu novo material e os outros três estavam apenas assistindo a sessão.

Foram gravadas 47 músicas que foram guardadas numa gaveta até 1969.


The Baseballs no Sun Studio, pousando com a lendária foto.
A HISTÓRIA DE ELVIS NAS TELONAS

Neste apartado, não falaremos sobre os filmes protagonizados pelo Rei senão, de alguns dos filmes inspirados na rica história do artista. Vamos lá!

Elvis – The Movie (Título no Brasil: Elvis não morreu)

Sinopse: O filme de 1979, e dirigido por John Carpenter, aborda a vida de Elvis Presley (interpretado por Kurt Russell), desde jovem até os momentos de auge e de decadência da sua carreira. Quando menino, Elvis viveu uma infância conturbada e humilde, e lutou para ascender à fama. Ele se tornou um ícone do rock fazendo diversos filmes em que atuava e cantava, e que sempre continham muitas garotas e brigas. Quando já era uma estrela da música e do cinema, caiu nos excessos da fama e das drogas, o que o levou à uma devastadora decadência. Tudo isso é embalado ao som das músicas de Elvis. (Fonte: Adoro Cinema) 



Elvis – The Early Years (Título no Brasil: Elvis, o início de uma lenda)


Sinopse: Filme de 2005 que, em quatro horas dramáticas, narra a elétrica e tumultuada história do mito - do humilde começo até a sua meteórica ascensão à fama. Uma viagem cronológica com detalhes pessoais que o tornaram uma estrela, seu reinado como o Rei do Rock and Roll e a sua devastadora decadência devido às drogas e aos excessos da fama. Com Jonathan Rhys-Meyers (da série "The Tudors") como Elvis(Fonte: Blog Elvis Presley Rei do Rock) 


Elvis & Nixon


Sinopse: Em 21 de dezembro de 1970, teve lugar um dos acontecimentos mais peculiares da história recente dos Estados Unidos. Na ocasião, a Casa Branca recebeu um ilustre visitante, um homem que pediu uma audiência privada - uma reunião que viria a se tornar lendária - com o presidente Richard Nixon (Kevin Spacey): o Rei do Rock and Roll, Elvis Presley (Michael Shannon). O filme, de 2016, não é recomendado para menores de 12 anos. (Fonte: Adoro Cinema) 



CURIOSIDADES (OU NÃO TANTO)
Elvis Presley - GIFMANIA


  •      Falando do “Quarteto do milhão de dólares”, a música ‘Blue Suede Shoes’ está ligada a três dos artistas. Segundo a “lenda”, Johnny Cash costumava dizer: “Cara, não pise nos meus sapatos de camurça azul” quando estava servindo no exército. Essa frase virou a música mais famosa de Carl Perkins e que ficou ainda mais conhecida graças à versão de Elvis Presley.
  •      Apesar de alguns acharem que a música ‘Always on My Mind’ é de Elvis, a verdade é que ela é uma música country gravada em 1972 por Brenda Lee. Porém, como não teve muito sucesso, nesse mesmo ano, Elvis grava a sua versão mundialmente conhecida. E segundo Priscila Presley, foi dedicada à sua pessoa.
  •      Os únicos shows internacionais de Elvis foram em 1957 no Canadá, onde realizou três apresentações.
  •       Elvis realmente era loiro e começou a pintar o seu cabelo de preto com 17 anos.
  •       Elvis tentou entrar numa banda profissional, mas foi rejeitado. Segundo o líder da banda, Eddie Bond "era melhor continuar dirigindo caminhões, porque nunca conseguiria ser cantor" (essa era a profissão do Rei até então). Meses depois, a versão de Elvis para 'That's All Right (Mama)' tornou-se um sucesso e Eddie Bond o convidou para se juntar a sua banda. Porém, Elvis recusou educadamente.
  •      Brasil também está presente na vida do artista: a música 'Almost in Love' foi composta pelo brasileiro Luiz Bonfá.
  •      A música 'Love Me Tender' realmente é uma adaptação de uma antiga cantiga popular chamada 'Aura Lee'.
  •      Mesmo tendo gravado mais de 600 músicas, Elvis Presley não escreveu nenhuma delas, mas foi creditado em duas: 'Heartbreak Hotel' (por um acordo feito antes da gravação) e 'Love Me Tender' (cedido pelo real autor Ken Darby só pela honra de ouvi-la na voz do Rei).
  •       Elvis desenvolveu o hábito de fumar charutos alemães, após servir no exército nesse país.
  •       "Ok, eu não vou" foram, segundo a sua namorada Ginger Alden, as últimas palavras do ídolo. Ele estava no banheiro lendo e estava se referindo a que não iria morrer naquele momento.
  •      Estima-se que existam mais de 250 mil imitadores de Elvis em todo o mundo.
E terminamos esta humilde homenagem com a frase (e uma verdade contundente) do jornalista americano Charles Kuralt:

“VOCÊ NUNCA ESCUTA NINGUÉM PERGUNTAR: ‘ELVIS QUEM?’”



Nenhum comentário:

Postar um comentário